As estrelas no palco são o centro das atenções, mas muito
mais gente tem de trabalhar duro para garantir que tudo saia bem. O
equipamento costuma ser montado na véspera - normalmente entre 5 e 10
toneladas de parafernália como amplificadores e caixas acústicas, mais 1
000 metros só de fiação, embora as superproduções internacionais usem
muito mais. A turnê mundial do U2, em 1997, uma das maiores da história,
viajava com 500 toneladas de equipamento, incluindo 35 quilômetros de
cabos só para o enorme telão! A infra-estrutura básica para um show -
seja em ambientes fechados, seja ao ar livre - pode ser dividida em
quatro seções. A que exige mais cuidados é o chamado P.A. (sigla de
public address, "endereçamento ao público"), que abrange tudo o que for
voltado para emitir o som que a platéia escutará. Para os músicos
ouvirem o que estão tocando, é necessário um sistema paralelo de
alto-falantes, chamado retorno ou monitor.
Por fim, temos a iluminação e outros efeitos visuais, mais a
estrutura do palco. O número e a potência das caixas de som depende,
obviamente, das dimensões do evento e se ele será em local aberto ou
fechado. "Um grande show ao ar livre chega a exigir cerca de 20 caixas
padrão e 30 subwoofers (especiais para frequências graves)", afirma
Eduardo Lemos, diretor da Transasom, empresa especializada em
sonorização. Além dos amplificadores e dos microfones, o equipamento
inclui ainda mesas de mixagem e uma infinidade de periféricos para
tratar o som e a luz: compressores, refletores, efeitos como eco e
reverberação, equalizadores etc. - tudo operado por uma equipe de
profissionais tarimbados como os técnicos de mixagem e os iluminadores.
NA FAIXA DOS GRAVES
Os subwoofers são alto-falantes ultra-robustos, feitos especialmente
para reproduzir sem distorção os sons mais graves, vibrações que a gente
mais sente do que ouve
MESA DE MONITOR
Para os músicos escutarem a si mesmos é necessário um sistema
paralelo de alto-falantes. Eles são controlados por um técnico que faz
mixagens diferentes para cada membro da banda
PARA O PESSOAL DO FUNDÃO
Grandes shows ao ar livre exigem imensas colunas de alto-falantes no
meio da plateia - as "torres de atraso". Um dispositivo eletrônico
chamado delay (retardo) faz com que essas caixas toquem uma fração de
segundo atrasadas em relação às que ficam junto ao palco. Se não fosse
por isso, o público de trás ouviria o mesmo som duas vezes - primeiro o
da torre mais próxima e depois o que vem lá da frente
CAIXAS ACÚSTICAS FRONTAIS
Os alto-falantes dirigidos ao público ficam agrupados em torre nas laterais do palco
AMPLIFICADORES GERAIS
Para fazer a membrana das caixas acústicas vibrar com força
suficiente para emitir som em alta potência, é preciso ligar vários
deles em série. A casa das máquinas de um megashow pode ter mais de 40
amplificadores, montados em racks ou estantes
MESA DE LUZ
É desta complexa central de controle que o iluminador comanda todas
as luzes e efeitos especiais do show, incluindo a fumaça. As mesas
modernas são computadorizadas, permitindo programar a dança de luzes
automaticamente. Quando há telões, uma mesa de vídeo fica logo ao lado
CANHÕES DE LUZ
Mais de 100 refletores - chamados "lâmpadas-par" - compõem a
iluminação básica. Há ainda os follow spots, operados manualmente para
acompanhar a movimentação dos músicos, mais as set lights (para criar
contraste), luzes de plateia e vários canhões móveis para efeitos
especiais
CAIXAS ACÚSTICAS LATERAIS
Reforçam o sistema de alto-falantes dirigido aos músicos, chamado retorno
SOM DE PALCO
Na frente de cada músico fica uma "caixa de retorno", alto-falante
dirigido especialmente a ele, com uma mixagem personalizada. Todos
precisam ouvir seu instrumento em primeiro plano, o que dá um resultado
bem diferente do som que é mixado equilibradamente para a plateia
HOMEM-CHAVE
Sentado à mesa de mixagem, o "operador de P.A." é o responsável pela
qualidade do som que a plateia ouve, corrigindo distorções e impedindo
que um instrumento anule outro. Além de ajustar tudo antes do show -
durante a chamada "passagem de som" -, ele ainda desempenha várias
tarefas no decorrer do espetáculo, como aumentar o volume da guitarra
durante o solo e aplicar efeitos planejados antecipadamente
MICROFONAÇÃO
Uma banda de rock emprega em média 40 amplificadores para voz e
instrumentos. A microfonação mais complexa é a da bateria, que exige no
mínimo oito microfones, cada um de um modelo diferente
CORINGA QUEBRA-GALHO
Vestidos de preto para não chamar a atenção, os roadies (literalmente
"estradeiros") são assistentes indispensáveis. Eles fazem de tudo,
desde carregar equipamento e plugar cabos até abastecer os músicos com
bebidas e toalhas.
AMPLIFICADORES DE PALCO
Guitarristas e baixistas raramente conectam seus instrumentos
diretamente à mesa de mixagem. Eles preferem usar amplificadores
pessoais com microfones, o que permite criar as distorções típicas do
rock pesado e manipular o volume de som à vontade
CENTRAL DE CONTROLE
A mesa de mixagem do P.A. (amplificação endereçada ao público) regula
e equilibra todos os sons que vêm do palco, com uma média de 48 canais
separando os diversos instrumentos, vozes e efeitos. O técnico controla
desde a intensidade de cada som e sua dosagem de graves e agudos
(equalização) à sua distribuição espacial no estéreo
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