Não se pode simplesmente "desligar"
a gravidade. Cintos antigravitacionais só existem no cinema ou nas histórias em
quadrinhos. A Nasa e outras agências espaciais utilizam um artifício que
permite simular a ausência de gravidade: a queda livre. Imagine-se dentro de um
elevador, carregando alguns livros na mão. Quando o elevador chega ao último
andar, alguém corta os cabos e ele despenca. De repente, a sensação será de
ausência de peso, os pés perderão o contato com o chão e os livros flutuarão no
ar. Como o elevador está fechado, você irá flutuar sem sentir a resistência do
ar, como em um ambiente sem gravidade. Nos experimentos das agências espaciais,
um avião a jato sobe até determinada altitude e, em seguida, é posto em queda
livre durante certo tempo - não mais que 30 segundos. Na acolchoada cabine de
passageiros, os futuros astronautas sentem a ausência de peso, até que o piloto
retome o curso da aeronave.
Os testes não são
utilizados apenas como "curso preparatório" para viagens espaciais.
Dentro dos aviões, pesquisadores submetem equipamentos, procedimentos médicos e
substâncias químicas, por
exemplo, às mesmas condições encontradas no espaço. O
que passar no teste pode entrar na nave.
Queda livre simula ausência de peso
Durante o vôo
de testes, o piloto faz a aeronave despencar. Na queda, os futuros astronautas
11 000 metros (início da descida)
Gravidade = 1 G (normal)
1. Na simulação de gravidade
zero, o piloto sobe até uma determinada altitude - de 10 000 a 12 000 metros -
e abaixa o nariz do avião em 45 graus. Se a inclinação for menor que isso, a
ausência de peso não é total.
11 000 a 8 000 metros (descida)
Gravidade = Zero
2. Na descida, que dura entre 20
e 25 segundos, os ocupantes da cabine de passageiros flutuam no ar. Nessa
mínima fração de tempo, são realizados os testes médicos que avaliam os efeitos
da ausência de gravidade no organismo humano.
8 000 metros (final da descida)
Gravidade = 1 G (normal)
4. A sequência de descidas e subidas é repetida de
30 a 40 vezes pelo piloto, até completar um total de três horas de voo.
5. Quando alcança a marca de 8
000 metros de altitude, o piloto retoma a subida. Nessa etapa do vôo, a
gravidade, em vez de diminuir, aumenta para 1,8 G (1 G equivale à força
gravitacional ao nível do mar).
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