Existem três tipos. O mais comum é um transmissor de rádio
que emite pulsos curtos e espaçados de ondas em diferentes comprimentos.
Qualquer objeto no percurso do feixe transmitido reflete os sinais, que
serão captados, na volta, por um radiorreceptor. "Ao refletir essas
ondas, o carro em movimento reduz o espaço entre elas, aumentando sua frequência", afirma o engenheiro de telecomunicações Marco Antônio
Dalpossi, da Escola Politécnica da USP. Quanto maior o aumento na frequência das ondas, maior a velocidade do veículo. Outro tipo, que
também funciona por ondas de rádio, emite sinais em uma única frequência. Quando o carro passa, reflete esses sinais, possibilitando o
cálculo do tempo que ele demorou para passar e sua velocidade. O
terceiro tipo utiliza princípio semelhante, com feixes de laser no lugar
das ondas de rádio.
Transmissão e recepção
Tipo mais comum de radar mede o comprimento das ondas de rádio refletidas pelo veículo
1. O radar emite ondas de rádio e as capta de volta, refletidas pelo
automóvel. Se o carro passar devagar, as ondas retornam com pouca
alteração.
2. Um carro em alta velocidade reflete as ondas com uma frequência bem maior que a emitida originalmente.
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